O que é a Endorfina, para que serve e benefícios

Muitas pessoas que realizam atividades físicas em algum momento já se perguntaram o que é a endorfina, para que serve e quais são os seus benefícios para a saúde. As endorfinas são os analgésicos naturais do corpo e também podem melhorar o seu humor.

Esses produtos químicos são produzidos naturalmente pelo corpo durante atividades prazerosas (por exemplo, exercícios, sexo e risadas), bem como experiências dolorosas, como torcer o tornozelo.

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com o “fluxo de endorfina” após uma atividade divertida, você pode se perguntar o que são endorfinas e como elas beneficiam sua saúde.

Este artigo mergulha profundamente nas endorfinas, incluindo por que precisamos delas e dicas sobre como aumentar naturalmente seus níveis.

o que é a endorfina
Fonte: Business Insider India

O que são Endorfinas e para que servem?

As endorfinas, também conhecidas como opioides endógenos, são grupos de cadeias de proteínas chamadas peptídeos. Eles são principalmente controlados e liberados pelo hipotálamo e pela glândula pituitária.

Eles são um tipo de neurotransmissor - e, em alguns casos, também são considerados hormônios - que atuam nos receptores opiáceos para aliviar a dor e promover sentimentos de prazer.

Curiosamente, o termo endorfina vem das palavras “endógeno”, que significa do corpo, e “morfina, um analgésico opiáceo.

Embora existam várias formas de endorfinas, as beta-endorfinas são as mais estudadas e conhecidas por seus efeitos de alívio da dor.

Embora não sejam totalmente compreendidos, acredita-se que estejam envolvidos em como percebemos a dor e o prazer.

Por exemplo, as endorfinas são liberadas durante experiências dolorosas, como quando você torce o tornozelo, para aliviar temporariamente a dor e o desconforto. Eles também são liberados durante momentos prazerosos, como comer chocolate, fazer sexo ou se exercitar.

Quais são os Benefícios das Endorfinas?

Enquanto a pesquisa está em andamento, há muitos benefícios das endorfinas:

  • Reduzir a dor e o desconforto
  • Aumentar o prazer
  • Reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade
  • Atenuar a inflamação
  • Melhorar o humor
  • Aumentar a auto-estima
  • Pode apoiar um sistema imunológico saudável
  • Pode apoiar a memória e a função cognitiva

Portanto, aumentar suas endorfinas pode ser uma ótima maneira de apoiar seu bem-estar geral.

O que acontece com o corpo quando você não tem endorfinas suficientes?

Se o seu corpo não produzir endorfinas suficientes, você pode correr um risco maior de desenvolver certos problemas de saúde ou sintomas, como:

  • Aumento de dores
  • Um risco aumentado de depressão e ansiedade
  • Mau humor
  • Vício
  • Problemas para dormir

E, curiosamente, estudos mostraram que pessoas com enxaqueca têm níveis sanguíneos mais baixos de beta-endorfinas 

Dito isto, a pesquisa sobre a deficiência de endorfina é escassa, sugerindo que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

8 maneiras de aumentar a Endorfina

Aqui estão 8 maneiras de aumentar naturalmente suas endorfinas.

Exercício

O exercício é bem conhecido por seus efeitos de aumento do humor e papel na diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade.

O exercício aeróbico de intensidade moderada a vigorosa e o treinamento de força podem levar a um aumento nas endorfinas, juntamente com outros produtos químicos do bem-estar, como endocanabinóides, dopamina e serotonina.

O exercício de intensidade moderada inclui atividades como uma caminhada rápida, um passeio suave de bicicleta ou jardinagem. O exercício de intensidade vigorosa inclui atividades como ciclismo indoor, jogar futebol, correr ou esquiar.

Felizmente, cerca de 20 a 30 minutos por dia podem ajudar a aumentar seus níveis de endorfina.

Escutar musica

A música vai além do entretenimento — ela também pode ajudar no seu bem-estar.

Numerosos estudos mostraram que a música pode promover efeitos leves de redução da dor, liberando endorfinas, que aumentam o limiar de dor de uma pessoa. Na verdade, a musicoterapia está se tornando uma intervenção popular e eficaz em muitos ambientes hospitalares.

Curiosamente, também pode ajudá-lo a se exercitar por mais tempo, aliviando algum desconforto ou dor induzida pelo exercício.

Além disso, a música animada também pode promover um clima positivo ao liberar endorfinas e dopamina.

Portanto, tente adicionar sua música favorita ao seu dia para melhorar sua saúde e humor.

Faça acupuntura

Embora faça parte da medicina tradicional chinesa há séculos, a acupuntura recentemente ganhou atenção na medicina ocidental como um tratamento eficaz para a dor e outros distúrbios.

Embora seus mecanismos não sejam totalmente compreendidos, a acupuntura envolve a inserção de pequenas agulhas na pele para estimular o sistema nervoso central. Isso leva à liberação de muitos produtos químicos, incluindo endorfinas.

Numerosos estudos mostraram que a acupuntura é um tratamento eficaz para a dor. No entanto, pode não ser adequado para todos.

Coma chocolate amargo

Há algumas evidências de que comer chocolate amargo pode aumentar as endorfinas e outros produtos químicos do bem-estar, como a dopamina.

O chocolate amargo é rico em compostos polifenólicos, como flavonoides, que acionam o cérebro para liberar endorfinas. É também uma fonte moderada de cafeína, que pode provocar um aumento no humor.

O ideal é escolher chocolate amargo que contenha pelo menos 70% de cacau e ficar com alguns quadradinhos por porção.

Faça sexo

Fazer sexo aumenta a liberação de endorfinas, dopamina, serotonina e oxitocina, um hormônio e neurotransmissor que está ligado à conexão e à confiança.

Também aumenta sua frequência cardíaca e promove resistência, o que também pode apoiar sua saúde e humor.

Dança

Dançar pode ser divertido e bom para sua saúde.

É uma forma de exercício cardiorrespiratório que aumenta a frequência cardíaca e libera endorfinas, o que pode elevar seu humor e diminuir a dor.

Além disso, dançar em grupos pode aumentar a conexão social e diminuir os níveis de estresse.

Quer esteja a dançar sozinho na sua cozinha ou com os seus amigos, com certeza irá animar o seu espírito.

Meditar

A meditação é uma prática que envolve treinar a consciência e tornar-se mais atento e presente.

Foi demonstrado que promove a saúde ativando o sistema nervoso parassimpático, também conhecido como sistema de “descanso e digestão”. Também reduz o sistema de resposta ao estresse do corpo, conhecido como eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA).

Além disso, acredita-se que a meditação pode promover a liberação de endorfinas, já que meditadores frequentes demonstraram ter maiores limiares de dor, embora esse mecanismo não seja totalmente compreendido.

Dito isso, outros estudos questionam se as endorfinas estão em jogo e sugerem que está mais relacionado à aceitação ou antecipação da dor.

Em suma, mais pesquisas são necessárias.

Sorrir

o que é a endorfina
Fonte: A.Vogel

O ditado soa verdadeiro: Rir é o melhor remédio.

Rir libera endorfinas e outros hormônios do bem-estar (por exemplo, dopamina e serotonina) e suprime os hormônios do estresse (por exemplo, cortisol) para melhorar o humor, reduzir a dor e o estresse, baixar a pressão arterial e apoiar um sistema imunológico mais forte.

Então, se você está procurando por um impulso de humor, ligue um show engraçado ou saia com amigos que vão te dar boas risadas.

Endorfina e Dopamina

Embora muitas vezes sejam confundidas umas com as outras, as endorfinas não são iguais à dopamina ou aos endocanabinóides.

A dopamina é um neurotransmissor e hormônio do bem-estar liberado pelo centro de recompensa do cérebro durante momentos de prazer, como durante o sexo, comendo comida deliciosa ou assistindo a um programa de comédia.

Embora ambos façam parte do sistema de recompensa do cérebro, as endorfinas são liberadas rapidamente durante um ato específico, como o exercício, para ajudar a aliviar a dor e o estresse. Em contraste, a dopamina é liberada lentamente e a sensação de melhora do humor que você sente após a atividade.

Você pode ser viciado em Endorfinas?

Embora haja pesquisas limitadas sobre o assunto, algumas pessoas podem se tornar viciadas na “pressa de endorfina” causada por algumas atividades.

Por exemplo, os caçadores de emoções podem realizar atividades perigosas para obter uma descarga de adrenalina e endorfinas.

Curiosamente, um estudo de 2016, incluindo oito alpinistas, observou sintomas de abstinência (por exemplo, desengajamento, desejo de escalar, mudanças de humor e irritabilidade) depois de evitar escalar por um período de tempo.

Outro exemplo é a automutilação, que leva a uma descarga de endorfinas de se machucar para “sentir” a liberação da dor emocional. Uma pessoa pode se tornar viciada na corrida de endorfina e continuar a se automutilar para obter esse sentimento de liberação emocional.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor o vício em endorfina.

Qual é a diferença entre Endorfinas e Opioides?

Embora as endorfinas e os opioides atuem nos mesmos receptores, conhecidos como receptores opioides, eles têm diferenças importantes.

Drogas opioides (por exemplo, morfina e fentanil) atuam nos receptores opioides para liberar dopamina, a substância química do bem-estar produzida pelo cérebro. Os efeitos dessas drogas são temporários e logo desaparecem, o que geralmente leva a pessoa a querer repetir essa sensação.

Após o uso prolongado de opioides, o corpo se acostuma com os níveis mais altos de dopamina e requer uma dose maior para obter os mesmos benefícios. Esse ciclo se repete e leva a uma busca constante para atingir o mesmo “alto” de antes.

Por fim, os medicamentos opioides podem ser altamente viciantes e levar a uma diminuição da capacidade de sentir prazer em outras atividades gratificantes, como comer, socializar e fazer sexo.

A abstinência de drogas opióides pode levar a efeitos colaterais graves que às vezes se assemelham a uma pessoa passando por luto, como ansiedade, depressão, dificuldade para dormir, perda de apetite e alterações de humor.

Ao contrário, as endorfinas agem de forma semelhante para ajudar a controlar a dor, mas têm uma resposta menos intensa. Eles são produzidos naturalmente pelo corpo e geralmente não atingem níveis de saturação que exijam mais da atividade para promover a mesma sensação de prazer.

Conclusão - O que é a Endorfina

As endorfinas são o analgésico natural do corpo e também promovem o prazer. Eles são produzidos durante atividades como exercícios, sexo, risadas, dança e ouvir música.

Eles têm muitos benefícios para a saúde, incluindo taxas reduzidas de depressão e ansiedade, melhora do humor, diminuição da dor e desconforto e aumento da auto-estima.

Embora as endorfinas possam ser úteis para algumas pessoas, elas podem não funcionar para todos. Se você achar que está tendo dificuldade em regular seu humor ou controlar a dor, fale com seu médico, que pode recomendar terapias e tratamentos adicionais.

Dito isso, encontrar maneiras de aumentar naturalmente suas endorfinas pode ser uma maneira simples, mas eficaz, de promover sua saúde e bem-estar.

Especialista envolvido

foto do Dennys Barreto

Dennys Barreto

Bacharel em Nutrição (CRN:20101939) pelo Centro Universitário Celso Lisboa e Pós Graduado em Nutrição Esportiva e Nutrição Ortomolecular pela Universidade Candido Mendes. Realiza atendimentos com o objetivo de obter dados e outras informações específicas para a construção do plano e reeducação alimentar em academias e clínicas.

instagram do especialista

Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.

O Guia do Treino analisa os melhores produtos do mercado fitness, com orientações de nossos especialistas. Auxiliamos os usuários na agilidade da compra, alcançando melhor resultado e rendimento nos seus objetivos.

Acompanhe Nossas Midias


Atenção: O Guia do treino é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.